1. RESUMO DA EXPEDIÇÃO

Duração

De 12 a 31 de Março de 2022
(20 dias)

Preço

Desde 1.338€ / Pessoa em 4X4 próprio

Tipo de Viagem

Aventura em 4x4 e descoberta cultural

  • Duração da viagem: 20 dias
  • Alojamento: 8 noites em hotel (incluídas na inscrição) + 2 noites a bordo do ferry (não incluídas na inscrição) e 9 noites em acampamento (sem custos)
  • Refeições: 8 Pequenos-almoços em hotel
  • Inscrições: Mínimo 12 participantes / Máximo variável
  • Organização: Rota guiada, com apoio de track GPS e acompanhamento permanente por guia próprio do Mundo de Aventuras

A expedição “Argelia Desert Adventure” é o destino indicado para os grandes amantes da aventura 4x4 no deserto do Sahara!

Quando sonhas com o antigo “Rally Paris – Dakar”, certamente te lembras das fantásticas “batalhas” travadas entre os Peugeot 405 e os Porsche 959, ou entre as Yamaha Ténéré, BMW e as Honda Africa Twin por entre as enormes dunas ou planícies desertas do Sul da Argélia.

Aqui neste fantástico país, exploramos o deserto do Sahara no seu esplendor, cruzaremos os grandes erg’s Ocidental e Oriental e visitaremos a região do Tadrart, com toda a certeza uma das mais belas do Sahara, com as suas gravuras e pintura rupestres, arcos esculpidos pelo vento na rocha negra ou as dunas avermelhadas de Tin Merzouga.

Este foi um território habitado primeiramente pelos berberes, possui uma riqueza cultural devido aos diversos povos e impérios que por lá passaram, entre eles os fenícios, cartagineses, romanos, vândalos, bizantinos e árabes. Hoje em dia vivem por aqui berberes, árabes e tuaregues e é um país moderno e bastante seguro.

Este é um dos lugares do mundo mais fantásticos para uma grande expedição 4x4 e uma experiência surpreendentemente acessível com a organização do Mundo de Aventuras - Travel & Expeditions.

2. MAPA E ITINERÁRIO

Itinerário Resumido


  • 1ª Etapa: Portugal – Almeria – Ferry
  • 2ª Etapa: Ferry – Ghazaouet – Brezina
  • 3ª Etapa: Brezina – Ghardaia
  • 4ª Etapa: Ghardaia – Hassi Bel Guebbour
  • 5ª Etapa: Hassi bel Guebbour – Illizi
  • 6ª Etapa: Illizi – Djanet
  • 7ª Etapa: Djanet – Tadrart
  • 8ª Etapa: Tin Merzouga Dunes
  • 9ª Etapa: Tin Merzouga Dunes
  • 10ª Etapa: Tadrart – Djanet
  • 11ª Etapa: Djanet – Erg d’Admer
  • 12ª Etapa: Erg d’Admer – In Aménas
  • 13ª Etapa: In Aménas – Hassi Messaoud
  • 14ª Etapa: Hassi Messaoud – Timimoun
  • 15ª Etapa: Timimoun Desert Villages
  • 16ª Etapa: Timimoun – Taghit
  • 17ª Etapa: Taghit Dunes
  • 18ª Etapa: Taghit – Tlemcen
  • 19ª Etapa: Tlemcen – Oran – Ferry
  • 20ª Etapa: Ferry – Almeria – Portugal

Itinerário Completo da Viagem

Dia 1 (12/03/2022): Portugal – Almeria – Ferry

Partida de Coruche pelas 7:00h (podendo juntar-se à "caravana" mais a Sul), seguimos em direção a Sevilha (Espanha). Seguem-se as vastas planícies da Andaluzia que nos levam até Málaga, junto ao mar Mediterrâneo. Continuamos por autoestrada onde cruzaremos a maior “horta” da Europa, de onde saem diariamente milhares de toneladas de frutas e legumes para todo o continente europeu. Chegamos a Almeria, formalidades de entrada no ferry e noite a bordo.

Dia 2 (13/03/2022): Ferry – Ghazaouet – Brezina

Após o desembarque no porto de Ghazaouet, formalidades de fronteira e iniciamos a nossa grande travessia por este fantástico país que é a Argélia. Saímos com a escolta da Gendarmerie National, cruzando áreas de cultivo de cereais e oliveiras, que nos levam até ao nosso primeiro grande objetivo: Brezina. Com um enorme oásis de verdejantes palmeiras, Brézina ergueu-se às portas do Grande Erg Ocidental como uma das aldeias mais importantes no comércio transahariano. Aqui iremos começar as pistas de off-road por entre as montanhas de “rocha” de areia avermelhada, dunas e desfiladeiros. Bivouac de grupo no deserto.

Dia 3 (14/03/2022): Brézina – Ghardaia

Começamos o dia com um fantástico nascer do sol no deserto do Sahara. Seguimos por uma estrada abandonada que nos leva até Ghardaia, uma das 5 “aldeias” (fundadas entre 1012 e 1350) que fazem parte do vale do M’Zab, Património Mundial da UNESCO. Juntamente com Beni Isguen, Melika, El Atteuf e Bounoura, Ghardaia preserva uma tradição do modo de vida, cultura e técnicas de construção do séc. XI. Aqui encontraremos também as “mulheres de branco” de Ghardaia, com vestes totalmente brancas, estas mulheres mostram um só olho ao mundo… Verdade, um só olho mesmo! Alojamento em hotel.

Dias 4 e 5 (15 e 16/03/2022): Ghardaia – Hassi Bel Guebbour – Illizi

Saímos de Ghardaia com a escolta da Gendarmerie National em direcção a Sul. Cruzaremos os campos de gás e petróleo de Hassi Messaoud, Gassi Touil e In Aménas, com as seus pipelines e chaminés a arder que se avistam a quilómetros de distância. Continuamos por estrada de asfalto rodeados por enormes dunas de areia de cor ocre do Grande Erg Oriental, a maior extensão de areia de toda a Argélia. Chegamos finalmente a Illizi, a capital da região Sudeste da Argélia. Duas noites em bivouac de grupo no deserto.

Dia 6 (17/03/2022): Illizi – Bordj El Houasse – Djanet

Iniciamos o dia com a passagem pelo planalto do Tassili n’Ajjer e as suas montanhas de rocha negra com formas muito peculiares e belas ao mesmo tempo. O Tassili n’Ajjer foi constituído Parque Nacional em 1972 e considerado Património Mundial da UNESCO 10 anos depois. Seguimos para Bordj El Houasse, antigo Fort Gardel da Legião Francesa e entramos em off-road numa das zonas mais espetaculares de toda a viagem. Fantásticas formações rochosas esculpidas pelo vento rodeadas por dunas que vão mudando de cor ao longo do dia, irão fazer as delícias dos participantes. Chegamos à mítica cidade de Djanet, terra de Touaregs. Alojamento em hotel.

Dias 7, 8, 9 e 10 (18-19-20-21/03/2022): Djanet – Tadrart – Djanet

Começamos o dia com uma visita à “la vache qui pleure”, esta é a gravura rupestre mais conhecida de toda a Argélia. De seguida partimos em direção à fronteira com a Líbia por uma pista de off-road que nos leva a um lugar de uma beleza indescritível: O Tadrart. Este será com certeza o ponto alto de toda a expedição, aqui teremos oportunidade de visitar as famosas pinturas rupestres, gravuras, arcos, gueltas e tantas outras formações rochosas que nos fizeram sonhar antes da partida da viagem. Nas dunas avermelhadas de Tin Merzouga será um sobe e desce sem fim… Areia e mais areia… Duas noites em bivouac de grupo no deserto e uma noite de alojamento em hotel em Djanet.

Dia 11 (22/03/2022): Djanet – Erg d’Admer

Após um check-up às viaturas 4x4, seguimos para as dunas do erg d’Admer. Este grande erg do deserto do Sahara, que se situa a oeste de Djanet, tem cerca de 100 km de comprimento e cerca de 20 km de largura. Este será o nosso parque de diversões no Sul da Argélia… Mas com atenção e muito cuidado, uma condução responsável é essencial para que tudo corra bem!! Bivouac de grupo no deserto.

Dias 12, 13 e 14 (23-24-25/03/2022): Erg d’Admer – In Aménas – Hassi Messaoud – Timimoun

Depois de um fabuloso amanhecer nas dunas do erg d’Admer, regressamos ao planalto do Tassili n’Ajjer para uma visita à aldeia Touareg de Iherir. Esta típica aldeia, cravada nos desfiladeiros rochosos, mostra-nos um pouco das tradições deste povo do deserto do Sahara. Seguimos para Norte por asfalto, onde atravessamos novamente as zonas petrolíferas de In Aménas, Gassi Touil e Hassi Messaoud. Já em Ouargla, seguimos por uma estrada secundária que nos vai levar ao enorme palmeiral de El Goléa, aqui visitamos a igreja de São José e o túmulo de Charles de Foucauld (antigo oficial das forças armadas francesas que se tornou explorador, geógrafo e mais tarde padre eremita). Chegamos a Timimoun, conhecida como a “ville rouge” da Argélia. Duas noites em bivouac de grupo no deserto e uma noite de alojamento em hotel em Timimoun.

Dia 15 (26/03/2022): Timimoun Desert Villages

Esta é uma etapa calma e tranquila. Começamos o dia com sol já alto por uma pista de off-road que nos levará às aldeias típicas de Ighzer, Kar Feraoun e Ouled Said. Visitamos os antigos ksars desabitados (castelos), onde parte destas aldeias foram literalmente “engolidas” pelas dunas. Final da tarde para relaxar na piscina do hotel ou para visitar o mercado e perder-se nas ruelas de Timimoun. Alojamento em hotel.

Dia 16 (27/03/2022): Timimoun – Beni Abbès – Taghit

Seguimos da “ville rouge” junto ao Grande Erg Ocidental e as suas enormes dunas. Passamos por Kerzaz em direcção a Beni Abbès, é nesta pitoresca cidade que entramos numa pista off-road que nos levará por entre pequenas dunas e oueds até Igli. Terminamos o dia em Taghit, com as enormes dunas a cair junto à cidade e o seu verdejante oásis. Alojamento em hotel.

Dia 17 (28/03/2022): Taghit Dunes

Dia para conhecer a fantástica região de Taghit, cruzar as dunas douradas que circundam a cidade e visitar o antigo ksar, que foi recuperado recentemente. Tarde de descanso na piscina e alojamento em hotel.

Dia 18 (29/03/2022): Taghit – Ain Sefra – Tlemcen

Deixamos o oásis de Taghit para trás e seguimos com a escolta da Gendarmerie National para Béchar. Prosseguimos rumo a Norte, passando junto à antiga fronteira com Marrocos de Beni Ounif – Figuig (encerrada desde 1995) e por Ain Sefra, que significa em árabe “fonte amarela”. Cruzamos as montanhas que fazem parte da cordilheira do Atlas até Tlemcen. Alojamento em hotel.

Dia 19 (30/03/2022): Tlemcen – Oran – Ferry

Após o pequeno-almoço, saída do grupo em direção a Oran, conhecida em tempos como “Paris do Norte de África”. Seguem-se as formalidades de passagem de fronteira. Embarque no ferry para Almeria (Espanha) e noite a bordo.

Dia 20 (31/03/2022): Ferry – Almeria – Portugal

Ao nascer do sol chegamos a Almeria. Continuamos com passagem pelas também cidades andaluzes de Granada e Sevilha, em direção a Portugal. Terminará assim o Argelia Desert Adventure! Será tempo para despedidas e últimas fotografias em grupo. Estamos convictos que na mente de cada participante permanecerá uma grande vontade comum... regressar ao deserto do Sahara num futuro próximo!

3. INSCRIÇÕES

Informações de Inscrição:

  • Preenchimento de formulário ou através do e-mail info@mundodeaventuras.pt.
  • 1.338€ por viatura 4x4 com 1 participante, em quarto duplo/twin.
  • 998€ por participante(s) extra, em quarto duplo/twin.
  • Suplemento single: 300€.
  • O número mínimo de participantes: 12 pessoas.
  • Pagamento de 50% no ato da inscrição, os restantes 50% pagamento até 20 dias antes da partida.
  • Data limite de inscrições: até 30 dias antes da partida

Inscrição já inclui:

  • Organização, logística da expedição e assistência;
  • Acompanhamento permanente por líder de viagem do Mundo de Aventuras;
  • Assistência mecânica durante o percurso;
  • Assistência na entrada e saída da Argélia (fronteira);
  • Segurança oficial pelas autoridades durante as etapas;
  • Seguro obrigatório da viatura para a Argélia;
  • Seguro de viagem com assistência do participante;
  • 8 Noites de alojamento em hotel;
  • 8 Pequenos-almoços em hotel;
  • Fornecimento de track GPS completo, em formato GPX;
  • T-Shirt oficial da expedição;
  • Conjunto de fotos diárias enviadas para o Facebook.

Não inclui:

  • Suplemento de quarto individual (single): 300€/pessoa;
  • Visto de entrada na Argélia: 80€/pessoa;
  • Ferryboat de participantes e viatura (ida e volta);
  • Refeições não mencionadas;
  • Combustível, portagens e estacionamentos;
  • Despesas pessoais, despesas com documentação e gorjetas.

4. CONDIÇÕES PARTICULARES DE INSCRIÇÃO

Documentos necessários: Passaporte com validade mínima de 6 meses; documentação da viatura 4x4; seguro da viatura válido para Portugal e Espanha; carta de condução.
Suplemento single: 300€.
Data: De 12 a 31 de Março de 2022 (20 dias)
Inscrição: Deve enviar-nos a ficha de inscrição preenchida (clique aqui para aceder) juntamente com o pagamento de 50% do valor de participação.
Preço: Desde 1.338€ / Pessoa em 4x4 próprio.
Inclui: Organização, logística da expedição e assistência; Acompanhamento permanente por líder de viagem do Mundo de Aventuras; Assistência mecânica durante o percurso; Assistência na entrada e saída da Argélia (fronteira); Segurança oficial pelas autoridades durante as etapas; Seguro obrigatório da viatura para a Argélia; Seguro de viagem com assistência do participante; 8 Noites de alojamento em hotel; 8 Pequenos-almoços em hotel; Fornecimento de track GPS em formato GPX; T-Shirt oficial da expedição; Conjunto de fotos diárias enviadas para o Facebook.
Não inclui: Suplemento de quarto individual (single): 300€/pessoa; Visto de entrada na Argélia: 80€/pessoa; Refeições não mencionadas; Combustível, portagens e estacionamentos; Despesas pessoais, despesas com documentação e gorjetas.
Alojamento: O mencionado no programa.
Acompanhamento: Líder de viagem (Nelson Filipe) com apoio de estrutura organizativa (equipa Mundo de Aventuras).
Grupo: Mínimo de 12 pessoas.
Programa: Em função das condições meteorológicas, da condição do grupo ou outras justificáveis, a organização poderá alterar o programa sem pré-aviso.
Vacinas: Nenhuma obrigatória.
Importante: A organização não se responsabiliza por qualquer acidente, que possa ocorrer no curso da expedição, mas fará tudo o que estiver ao seu alcance e utilizará todos os meios ao seu dispor para resolver os mesmos, não deixando nunca para trás qualquer participante ou o seu veículo.

Testemunhos de quem participou
nas nossas Aventuras!


Fizemos a Rota dos Berberes este ano. O sonho de ir numa expedição a Marrocos já era antigo e as expectativas foram superadas!

"Tudo muito bem organizado pela Mundo de Aventuras proporcionando momentos únicos! É também uma excelente experiência para quem é apaixonado pela condução dentro e fora de estrada! No final trazemos muitas histórias, muitas saudades e um novo grupo de amigos!"
— Sérgio Andrade, Porto (19/10/2017)


"Fui na expedição a Marrocos "Rota dos Berberes 2017".. encontrei o Mundo de Aventuras por acaso numa pesquisa na internet.. depois de alguns emails e de ter falado ao telefone com o Nelson inscrevi-me e parti nesta viagem sem conhecer ninguém.. rapidamente um grupo de pessoas se tornou um grupo de amigos e já nem me lembrava que quando parti nesta viagem nao conhecia ninguém! Que grupo incrível, que viagem fabulosa, que sítios maravilhosos para descobrir. Uma organização impecável e o melhor guia do mundo! Foi sem dúvida uma viagem espetacular... a primeira de mais viagens com o Mundo de Aventuras!! Parabéns pelo excelente trabalho e pela organização fantástica!!"
— Mónica Ricardo, Lisboa (19/10/2017)

INSCRIÇÕES LOJA ONLINE